Compliance: Comunicação e Respeito

Ao participar constantemente de rotinas empresariais noto que a falta de comunicação e respeito entre a alta direção é um fator de risco que pouco tem sido pontuado nos mapas de compliance.

O gestor do programa deve atentar se a esta situação e quando nota-la mapea-la imediatamente também como um risco a ser tratado.

O desalinhamento da alta direção nos processos decisórios muito se dá pela falta de comunicação saudável e respeitosa regada a vaidades que destroem os valores do homem médio.

Além de ser foco de conflito e consequentemente de perda sensível do rumo ao cumprimentos das diretrizes estratégicas exigidas pelo mercado, exerce força que empurra até mesmo os colaboradores mais apaixonados a descrença nos próprios valores estabelecidos pela organização.

Afinal, quando não há comunicação e respeito na alta administração todos sabem que a chance de esta se esfarelar é grande e o risco de o projeto, bem como da sociedade se romper, é alto.

Chamo isso de um dos itens de desconformidade societária. Entretanto, mesmo quando percebido quase ninguém mede ou gosta de tratar este risco durante o projeto.


Fonte: LinkedIn - Carlos Felipe Camiloti Fabrin
Imagem: Negócio foto criado por jannoon028 - br.freepik.com